História da Associação Regional de Ciclismo de Viseu

A região de Viseu é uma zona privilegiada para a prática do ciclismo nas suas diferentes vertentes e em especial o BTT graças a sua geografia diversa, é por isto que existem muitos grupos e associações que promovem eventos deste tipo na região.

A finais de 2013 um grupo de entusiastas do ciclismo após sentir a falta de acompanhamento federativo existente nesta região devido a que as associações de ciclismo existentes por se encontrar longe acabaram por não dar o apoio pretendido aos clubes e associações existentes, iniciaram o processo de criação da Associação de Ciclismo de Viseu.

Após reuniões com a UVP-FPC para recolher os requisitos necessários para a criação da Associação de Ciclismo de Viseu e após recolher o parecer das equipas e clubes da região, foi criada a Comissão instaladora que inicio o processo.

A Associação Regional de Ciclismo de Viseu (ARCV) nasceu finalmente no dia 30 de julho de 2014. Os O. Sociais incluíam a Ana Paula Tomás como Presidente, Cristiano Gonçalves como Presidente Adjunto, Fernando Mendes Dir. Financeiro, Joaquim Patrício Dir. de BTT entre outros. A ARCV Foi apresentada em Assembleia Geral da UVP-FPC e aprovada em Outubro de 2014.Cores.png

O logotipo escolhido para representar esta Associação combinava as cores de cidade e o nome da associação

Na primeira época de competição, 2015, foi possível introduzir os campeonatos regionais de XCM (Maratonas) e XCO (Cross country) e foram atribuídas as primeiras camisolas de campeões regionais.

Houve provas internacionais na nossa zona geográfica e realizou-se a primeira edição do Grande Premio do Dão, uma competição que se pretende se torne numa das principais provas do circuito português.Logo_Final_Cores_Reduzido.png

Ao fim do primeiro ano de trabalho, 2016 apresenta-se cheio de desafios, com nova imagem, eventos de XCO, XCM e a segunda edição do Grande Premio do Dão levando o ciclismo da região a mais locais.